
Na última sexta-feira, 9 de junho, esteve na Prefeitura o professor de Odontologia e coordenador do Projeto Mordidas Cruzadas da Ulbra Torres Alessandro Bellato, para falar sobre o projeto que realiza com outros discentes da universidade, sobre a Prevalência e Prevenção das Mordidas Cruzadas nas Crianças de Escolas Públicas de Tramandaí.
O projeto visa atender crianças com problemas de mordidas cruzadas, buscando solucionar estes casos o quanto antes, conscientizando os pais e alunos para evitar que tenham problemas mais graves no futuro. Dividida em três etapas, a proposta é que os professores e alunos do curso possam ir até a escola para atender aos alunos, realizando o diagnóstico, palestras de conscientização para professores, alunos, pais e equipe diretiva. Além disso, depois de diagnosticado o problema, é feito o tratamento de cada caso, dentro da ULBRA, em Torres, por um preço acessível.
Bellato salientou a importância de tratar a educação em saúde o quanto antes, “Se nós trabalharmos a educação em saúde na escola, nós conseguimos reverter muitos casos. Se fizermos nos anos iniciais, já melhora significativamente”.
Estavam presentes na reunião o Prefeito Luiz Carlos Gauto, a Secretária de Educação e Cultura, Alvanira Ferri Gamba, o vereador Marcio Batata, as diretoras das escolas de educação infantil Peixinho Dourado, Criança Feliz, Estrela do Mar e Rosa dos Ventos.
No próximo semestre, as primeiras escolas a serem atendidas são: Peixinho Dourado e Estrela do Mar. Após isso, serão escolhidas mais duas, até que todas as 7 possam ser beneficiadas.
Mais informações na Secretaria de Educação e Cultura, pelo telefone (51) 3684-9066.