No dia 6 de junho o Prefeito Luiz Carlos Gauto recebeu em seu gabinete a Assessora de Gestão Social do Território Rural do Litoral/RS e professora da UFRGS, Brizabel Rocha, para a apresentação do Projeto de Promoção de Atividades de Capacitação sobre Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Alimentar e Nutricional. A proposta envolve as áreas de Assistência Social, Agricultura, Pesca e produção de alimentos, Saúde e Educação.
Além de Brizabel, estavam na reunião, o assessor do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário Marcelo Figueiró, a Professora da UFRGS Andressa Ramos Teixeira, o Chefe da Emater de Tramandaí, Delmar Dietz, o Chefe de Gabinete e Secretário de Pesca e Agricultura de Tramandaí Marcos Krummenauer, o Secretário de Segurança, Direitos Humanos e Transporte Paulo Fernando Hendges, a Secretária de Desenvolvimento e Assistência Social Cristiane Muller e a Assessora da Secretaria de Educação, Claudia Nunes.
O objetivo do projeto é contribuir para o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no Rio Grande do Sul, com a realização de capacitação e formação presencial e a distância, em temas relacionados á Segurança Alimentar. Para evidenciar a agilidade no processo, estão programados seminários, cursos, oficinas e outras iniciativas.
Ele acontecerá em 40 municípios do Estado, em 4 regiões: Litoral, Campos de Cima da Serra, Centro Sul e Região Central. A escolha dos municípios ocorreu através de Mapeamento da Insegurança Alimentar e Nutricional com foco na Desnutrição, a partir da análise do Cadastro Único e do CAISAN/BRASILIA, onde Tramandaí faz parte, constatado o grau de vulnerabilidade social médio.
A Prefeitura irá avaliar o projeto para tomar as providências necessárias em relação a alimentação disponibilizada em Tramandaí, principalmente nas escolas municipais.