Na última semana foi dado início a imunização contra COVID-19 das pessoas com comorbidades. Mas você sabe quais são e porque os portadores se incluem no grupo prioritário de vacinação?
As comorbidades acontecem quando existe associação entre duas ou mais doenças, ao mesmo tempo, em um paciente. No caso do coronavírus, doenças preexistentes como diabetes, hipertensão, asma e tuberculose estão entre as principais que podem afetar e agravar o estado de saúde, levando à internação ou mesmo à UTI.
Diante dos sintomas conhecidos mais graves da COVID-19, como falta de ar e febre persistente, o mais indicado é buscar atendimento médico. E é neste momento que alguns pacientes têm descoberto a existência de comorbidades, segundo especialistas. O maior risco está justamente aí. A evolução da doença costuma ser mais grave nas pessoas sem diagnóstico prévio.
Separamos uma lista completa com as comorbidades:
🟢 Diabetes
🟢 Pneumopatias crônicas graves (ex.: asma)
🟢 Hipertensão arterial
🟢 Doenças cardiovasculares (ex.: insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, dispositivos cardíacos implantados)
🟢 Doença cerebrovascular (ex.: AVC)
🟢 Doença renal crônica
🟢 Imunossuprimidos (ex.: transplantados, pessoas com HIV, pacientes oncológicos)
🟢 Hemoglobinopatias graves
🟢 Obesidade mórbida
🟢 Cirrose Hepática
🟢 Pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos
🟢 Gestantes e puérperas (que passaram há menos de 45 dias pelo parto) maiores de 18 anos
🟢 Pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 50 a 59 anos
Para comprovar a comorbidade a pessoa deve apresentar um atestado médico com cid, exame ou receita no ato da vacinação.
A partir desta quarta-feira (12/05), Tramandaí estará dando início às imunizações para as pessoas com mais de 45 anos portadoras de comorbidades.
🟢 Confira o cronograma:
✔️ Sexta-feira (14/05) - Pessoas com mais de 40 anos.
Para receber sua dose, basta se dirigir até uma das salas de vacinação do município. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
✍🏻 Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
📷 Imagem: Paola Damazio (ASCOM)
📝 Informações: DrApp