A Prefeitura de Tramandaí, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, ofereceu plantões para sanar dúvidas e prestar orientações aos diretores das escolas municipais sobre a correta aplicação dos recursos financeiros e prestação de contas, bem como a reprogramação dos recursos financeiros recebidos através do Programa Dinheiro Direto na Escola.
Neste ano atípico as escolas municipais receberam recursos de mais dois programas vinculados ao PDDE. Além do PDDE BÁSICO que movimentou o total de R$ 141.440,00, o governo federal através do MEC/FNDE destinou ao município, sendo recebido pelas escolas o valor de R$ 52.256,80, para o desenvolvimento de ações do PDDE/EDUCAÇÃO CONECTADA, programa que visa melhorar a conexão de internet nas escolas.
Já em novembro, as escolas receberam um auxílio emergencial financeiro para ser aplicado nas ações de prevenção ao novo coronavírus, chamado de PDDE EMERGENCIAL/COVID-19, num valor total de R$ 49.523,92.
Todas as ações realizadas através desses programas são desenvolvidas pelo CPM das escolas e os gestores, sendo que o repasse dos recursos é feito pelo Governo Federal através do MEC/FNDE.
Neste ano de 2020, o valor destinado às escolas somaram R$ 243.220,72, divididos nos três programas ativos e entre todas as escolas, conforme o número de alunos.

Texto e fotos: Secretaria Municipal de Educação