NOTÍCIAS
DECRETO No 4742/2020
Publicado em: 25/06/2020
          

“DEFINE MEDIDAS DE CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO NO TERRITÓRIO DO MUNICÍPIO DE TRAMANDAÍ PARA ENFRENTAMENTO E PREVENÇÃO AO CONTÁGIO DO NOVO CORONAVIRUS, ALTERA O DECRETO Nº.  4718/2020 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”

 

LUIZ CARLOS GAUTO DA SILVA, PREFEITO MUNICIPAL DE TRAMANDAÍ, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso de suas atribuições legais que preceitua o artigo 106 da Lei Orgânica do Município,

 

CONSIDERANDO a previsão do Art. 30, I, da Constituição Federal, que dá ao Município competência para regulamentar as questões de interesse local;

 

CONSIDERANDO os avanços da pandemia do COVID-19 (Coronavírus) e os recentes protocolos emitidos pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria Estadual de Saúde, com a classificação da Região do Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul na Bandeira Vermelha;

 

CONSIDERANDO o disposto no art. 3.º da Lei Federal nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020;

 

CONSIDERANDO as várias medidas administrativas de cunho informativo e de fiscalização já adotadas pela Administração Pública desde o início da pandemia no território, com a orientação dos munícipes e estabelecimentos comerciais e industriais;

 

CONSIDERANDO a necessidade da adoção de medidas efetivas e eficientes visando à contenção da propagação do vírus em resposta à emergência de saúde pública prevista no art. 3.º da Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020;

 

CONSIDERANDO a responsabilidade da Administração em resguardar a saúde de toda a população que acessa os inúmeros serviços disponibilizados no Município;

 

CONSIDERANDO o compromisso da Administração em evitar e não contribuir, de qualquer forma, para propagação da infecção e transmissão local da doença;

 

CONSIDERANDO a necessidade de disciplinar procedimento administrativo célere e eficaz sobre a compulsoriedade das medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (COVID-19), bem como sobre a responsabilidade pelo seu descumprimento,

 

D E C R E T A :

                                  

Art. 1.º Este Decreto dispõe sobre a compulsoriedade das medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19), bem como sobre a responsabilidade administrativa pelo seu descumprimento, nos termos do Artigo 3.º, § 4.º, da Lei Federal n.º 13.979/2020, assim como pelas normas estaduais e municipais estabelecidas e vigentes.

 

...Fl. 02 do Decreto n.º 4742/2020.

 

 

Art. 2.º As medidas adotadas pelas autoridades competentes deverão ser voluntária e imediatamente cumpridas pelas pessoas físicas e pelas pessoas jurídicas.

 

Art. 3.º O descumprimento das medidas emergenciais previstas na legislação federal, estadual e municipal acarretará ao infrator a responsabilização civil, administrativa e penal.

 

Parágrafo único. O servidor público que concorrer para o descumprimento das medidas emergenciais ficará sujeito à responsabilidade administrativa disciplinar, nos termos da lei.

 

RESTRIÇÕES DE USO NA FAIXA DE PRAIA E CALÇADÃO

 

Art. 4.º Em sábados, domingos e feriados, fica vedada a utilização da faixa de Praia no Município de Tramandaí, no trecho compreendido entre a Foz do Rio Tramandaí e o Monumento de Iemanjá.

 

§ 1.º Compreende-se por faixa de praia a área em que o fluxo do Mar cobre e o refluxo descobre, em direção ao continente, até o limite final do cordão de dunas frontais.

 

§ 2.º A vedação imposta pelo caput não se aplica a pescadores e surfistas.

 

Art. 5.º Em sábados, domingos e feriados, fica vedada a utilização dos espaços públicos localizados no Calçadão da Beira-mar de Tramandaí, no trecho compreendido entre a Rua Atlântica e a Avenida da Igreja.

 

Parágrafo único: A Secretaria Municipal de Segurança, Direitos Humanos e Transporte deverá promover a demarcação no local, de forma a evitar aglomerações, mas permitindo que seja possível a realização de caminhada.

                       

RESTRIÇÕES DE USO EM OUTROS LOCAIS PÚBLICOS DA CIDADE

 

Art. 6.º Em sábados, domingos e feriados, fica determinada a interdição das margens da Lagoa das Custódias, nas proximidades do Bairro Aldeia da Lagoa, bem como das respetivas trilhas existentes na região, ficando igualmente vedada a realização de eventos ou atividades com veículos (carros, motos ou similares) no local.

 

Parágrafo único: A Secretaria Municipal de Segurança, Direitos Humanos e Transporte deverá promover a demarcação do local nos termos das regras de trânsito, podendo solicitar auxílio de outros órgãos públicos ou entidades da sociedade civil.

 

Art. 7.º Para evitar aglomerações de pessoas, a Secretaria Municipal de Segurança, Direitos Humanos e Transporte, por ato do Secretário Municipal, de forma expressa, poderá determinar a interdição de outros locais públicos da cidade, como praças, orla do Rio Tramandaí ou das lagoas, disciplinando o uso no mesmo instrumento, de forma a garantir o exercício do direito constitucional ir e vir, mas evitando situações potencialmente perigosas para disseminação do novo coronavírus (COVID-19), devendo comunicar ao Chefe do Poder Executivo, para ratificação, em até 24 horas.

...Fl. 03 do Decreto n.º 4742/2020.

 

Parágrafo único: Para fins do presente Decreto é considerada aglomeração em espaço público a permanência de duas ou mais pessoas em local que não permita uma área mínimo de 4 (quatro) metros quadrados para cada indivíduo.

 

DA FISCALIZAÇÃO

 

Art. 8.º Compete aos agentes de fiscalização do Município a verificação do cumprimento das determinações expedidas pelas autoridades competentes, devendo solicitar auxílio de força policial quando necessário.

 

Art. 9.º Excepcionalmente, para pessoas físicas, mediante breve motivação sobre a necessidade de aplicação de medidas de caráter coercitivo e emergencial, poderá ser aplicada multa administrativa, pelo descumprimento das medidas de saúde e sanitárias para o enfrentamento do COVID-19, quando constatado o estado de risco à população, em especial a violação da determinação de uso obrigatório de máscara, prevista no Art. 15 do Decreto Municipal n.º 4718/2020, em valor equivalente a R$ 200,00 (duzentos) reais.

 

§ 1.º - A responsabilidade administrativa das pessoas jurídicas é definida pelo Decreto Municipal n.º 4718/2020.

 

§ 2.º - A Competência para realização da autuação administrativa de que trata o presente Decreto é atribuída à Guarda Municipal e aos Fiscais Sanitários.

 

§ 3.º - Para aplicação da multa deve ser preenchido pela autoridade pública o auto de infração cujo modelo faz parte do presente decreto (anexo I), devendo ser aberto o respectivo procedimento administrativo junto à Vigilância Sanitária do Município, com o rito já definido nas regras de autuação sanitária, devendo ser sempre assegurado o direito de defesa do infrator.

 

§ 4.º - Também constitui conduta vedada e sujeita o seu infrator a aplicação da multa prevista no caput deste Artigo a participação em aglomeração.

 

Art. 10 Compete à Vigilância Sanitária a análise dos procedimentos de autuação pelo descumprimento das determinações expedidas pelas autoridades competentes, podendo emitir atos complementares para aplicação das regras aqui definidas.

 

§ 1.º As decisões administrativas sobre a aplicação das penalidades de que trata o presente Decreto devem ser proferidas em até cinco dias úteis.

 

§ 2.º Da decisão que determina a aplicação da penalidade caberá um recurso para o Prefeito, no prazo de 2 (dois) dias úteis, após a cientificação da decisão.

 

Art. 11 Deverá ser encaminhado ao Ministério Público cópia dos procedimentos de fiscalização e autuação para apuração de eventual conduta criminosa.

 

Art. 12 A pessoa que recusar o fornecimento de dados para preenchimento da autuação, poderá ser conduzida à autoridade policial competente para os devidos fins.

...Fl. 04 do Decreto n.º 4742/2020.

 

 

 

Art. 13. Os casos omissos e eventuais exceções à aplicação deste Decreto serão definidos pelo Prefeito.

 

ALTERAÇÃO DO DECRETO MUNICIPAL Nº. 4718/2020

 

Art. 14. O Art. 2.º do Decreto Municipal n.º 4718/2020 passa a vigorar com a seguinte redação:

 

Art. 2.º As medidas de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) de que trata a Lei Federal n.º 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, no âmbito do território do Município de Tramandaí, observarão as normas do Sistema de Distanciamento Controlado estabelecidas no Decreto nº. 55.240, de 10 de maio de 2020, e no Decreto 55.323, de 22 de junho de 2020, ambos do Estado do Rio Grande do Sul, bem como nas normas Estaduais complementares e de atualização.

 

Art. 15. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE TRAMANDAÍ, em 25 de junho de 2020.

 

 

LUIZ CARLOS GAUTO DA SILVA

                                                                                       Prefeito

 

REGISTRE-SE E PUBLIQUE-SE:

 

          ILSA MARIA DARIVA

Secretária de Administração

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS  RECENTES
    

SIGA-NOS:

     



Atendimento

Segunda a Sexta

13:00h às 19:00h


 
Saiba Mais
A Cidade
Governo
Transparência
Concurso Público
Processo Seletivo
Notícias
Vídeos
Turismo

Principais Serviços
IPTU
Contracheque Online
Portal da Transparência
Nota Fiscal Eletrônica
Licitações
Certidões Municipais Negativa/Positiva
Portal da Secretaria da Educação - SMEC
ITBI
Webmail PMT
Consulta Protocolo

Licitações
Aviso de Dispensa
Aviso de Edital
Chamada Pública
Chamamento Público
Concorrência Eletrônica
Concorrência Pública
Concurso de Projetos
Pregão Eletrônico
Pregão Presencial
Tomada de Preços



ASCOM

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí


ouvidoria@tramandai.rs.gov.br
ascom@tramandai.rs.gov.br
[51] 98923-0287

Prefeitura de Tramandaí/RS - Avenida da Igreja, 346 - Centro - CEP: 95.590-000 - Fone: [51] 3684-9000
Desenvolvido por Setor de TI - PM Tramandaí/RS