Acontece no próximo dia 8 de agosto o lançamento do Programa “Patrulha Maria da Penha”, no município de Tramandaí. O evento ocorrerá na Praça da Tainha, localizada na Avenida Emancipação, no centro da Capital das Praias, às 13h30.
Na última semana, uma reunião (foto) no Gabinete do Prefeito Luiz Carlos Gauto definiu, juntamente com a Brigada Militar e demais entidades, ações que serão desenvolvidas no município.
O objetivo da Patrulha é ampliar o trabalho junto a mulheres vítimas de violência e atuar também com a prevenção. Nos últimos 12 meses, 1,6 milhão de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento no Brasil, enquanto 22 milhões (37,1%) de brasileiras passaram por algum tipo de assédio. Dentro de casa, a situação não foi necessariamente melhor. Entre os casos de violência, 42% ocorreram no ambiente doméstico. Após sofrer uma violência, mais da metade das mulheres (52%) não denunciou o agressor ou procurou ajuda.
A data: O lançamento do projeto em Tramandaí coincide com as comemorações dos 13 anos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340 /2006), criada no dia 7 de agosto de 2006. Ela recebeu este nome em homenagem à cearense Maria da Penha Maia Fernandes. Foi a história desta Maria que mudou as leis de proteção às mulheres em todo o país. A biofarmacêutica foi agredida pelo marido durante seis anos.

Texto: Maxwell Bernardes (ASCOM)
Fotos: Cris Muller (PMT)