O domingo de sol e temperaturas elevadas foi o encerramento perfeito do 30° Festival Nacional de Peixes e Frutos do Mar. O maior evento gastronômico do Estado ficou marcado este ano pelos shows de qualidade e também pela intensa variação do clima. No primeiro final de semana tivemos um sábado (29/06) de encher os olhos. Temperaturas beirando os 30° graus, sem ventos e um céu totalmente azul. Para completar, o mega show da dupla Zezé Di Camargo & Luciano lotou a Arena.
Uma semana depois, o tempo mudou radicalmente. De 30°, fomos para 3° graus, com sensação térmica de zero na noite de sábado (06/07). Uma forte ressaca e ventos danificaram estruturas do Centro de Eventos e o ar gelado assustou os artistas: “É sempre frio assim aqui? Nunca senti tanto frio na minha vida”, disse um congelado Netinho de Paula, que chamou de heróis os fãs que se aglomeravam na plateia. Para aquecer ele tomou quentão e usou luvas durante a apresentação. O mesmo fizeram os mineiros do Jota Quest, que em vídeo nas redes sociais citaram como estava “gelado” o clima em Tramandaí e de como o público esqueceu o frio e se aqueceu aos hits da banda.
O 13 de Julho marcava o esperado show do Gustavo Mioto. O dia começou com calor, mas na noite as temperaturas despencaram e quem não levou o “casaquinho” sofreu com o vento que, mais uma vez, castigou a Capital das Praias. Além disso, uma forte chuva também apareceu para dar uma “contribuída” no cenário. Mesmo assim, Mioto fez um dos mais elogiados shows do festival.
A nossa maior festa se encaminhava para a reta final e a pergunta era: “O que o clima nos reserva?” Felizmente “São Pedro”, foi generoso e o sol predominou na reta final. Tivemos fantásticos 27 graus de temperatura, com pavilhões lotados, filas para ingressar no Centro de Eventos e um show que entrou para a história. Alexandre Pires fez o público balançar com os hits dos anos 90 no “Baile do Nego Véio”.
Shows e eventos paralelos proporcionaram aos visitantes uma gama de atrações para todos os gostos e bolsos. Além da tainha, bares e bancas ofereceram os mais variados alimentos, assim como os shoppings proporcionaram aos clientes produtos de qualidade por um ótimo preço.
Vivemos intensamente quase um mês de evento, onde Tramandaí virou sede gastronômica do Estado, recebendo turistas de todo país e também do Uruguai, Chile e Argentina. Nossos moradores, além de atuarem em diversas frentes, também puderam valorizar a nossa cultura, que há mais de 30 anos é representada no Festival Nacional de Peixes e Frutos do Mar.
A maior festa gastronômica do Estado foi organizada pela Prefeitura de Tramandaí, através da Secretaria de Turismo e teve como patrocinadores o Banrisul e a Corsan.
Até 2020.
Muito Obrigado.

Mais fotos no https://www.facebook.com/prefeituradetramandai/
Texto: Maxwell Bernardes (ASCOM)
Fotos: Alanna Hanna (ASCOM) / Maxwell Bernardes (ASCOM)