No final da tarde desta terça-feira (20/03), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), lançou o projeto “Oficina das Finanças na Escola”. A implantação será feita em 7 turmas de quinto ano das escolas municipais de ensino fundamental Cândido Osório da Rosa, Erineo Scopel Rapaki e General Luiz Dêntice, atendendo em um primeiro momento 163 alunos da rede municipal.
O evento de lançamento do projeto, contou com a participação dos representantes da editora Oficina das Finanças, Marcos Theisen e Maicon Schaefer, que apresentaram o experimento “Engenhoca”, que de forma lúdica, explica como podemos gerenciar os recursos financeiros de forma sustentável.
Também participou do lançamento do projeto, através de videoconferência, uma das autoras do programa “Oficina das Finanças na Escola”, a pesquisadora em educação financeira, Carolina Simões Lopes Logocki. Com suas experiências nesta área, Carolina falou por meia hora direto de Brasília com os educadores de Tramandaí, sobre o programa que apresenta uma proposta de formação de cidadãos responsáveis, sustentáveis e saudáveis financeiramente.
A secretária de educação e cultura de Tramandaí, Alvanira Ferri Gamba, destacou que a educação financeira nas escolas municipais promove uma conscientização importante para que se repense os hábitos de consumo, proporcionando que os alunos compartilhem com suas famílias as suas aprendizagens, criando assim uma sociedade melhor desenvolvida. A secretária ainda destacou que o projeto piloto será testado, e com base na aceitação e boa avaliação, será estendido a outras escolas da rede municipal.
Texto e Fotos: Alanna Hanna (ASCOM)
Informações: Secretaria Municipal de Educação e Cultura