A Prefeitura de Tramandaí, através da Secretaria do Meio Ambiente juntamente com a Associação dos Moradores do Bairro Aldeia da Lagoa, idealizou um projeto que foi concebido no ano de 2018.
A iniciativa visa a revitalização da margem da lagoa que fica localizada na região. A comunidade irá atuar durante o ano de 2019 como grande parceira, afinal não é uma atividade feita da Prefeitura para o Bairro, e sim ao contrário, do bairro para a prefeitura, construindo de forma participativa além de discutir concepções, questões arquitetônicas e urbanísticas relacionadas com os elementos do meio ambiente.
O que está sendo realizado no Bairro Aldeia da Lagoa é um processo semelhante ao que foi feito na Praça da Coruja, onde autoridades locais, como arquitetos e urbanistas, paisagistas do bairro conseguem uma forma de embelezar a praça, apresentando assim o projeto para o órgão ambiental.
E desta forma, a revitalização da margem da lagoa foi aprovada, utilizando elementos naturais do local, como pedras para pavimentação, espécies de árvores e plantas adaptadas ao local nativas do ambiente e iniciando a construção do chamado “Caminhos de Contemplação”, que vai preservar os elementos naturais e vai garantir o acesso ao ambiente renovado e de integração social que o bairro solicitou para a Secretaria de Meio Ambiente.
“Estamos na fase de início do processo de instalação, com a devida licença ambiental e também a revitalização do antigo trapiche, que vai permitir às pessoas acessarem a lagoa, possibilitando a pesca esportiva, com o local servindo também de contemplação das águas, de forma, educada, ordenada e sustentável”. Destacou o Secretário de Meio Ambiente, Fernando Campani.
Este é o projeto que tem sido construído com a Aldeia da Lagoa, envolvendo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente dando seu aval ambiental, garantindo as licenças para este tipo de obra, a Secretaria da Zona Sul, dando o apoio à obra, fornecendo os elementos que o projeto necessita e com a comunidade, que participa diretamente da ação.
Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
Fotos: Secretaria Municipal do Meio Ambiente