Seguem abertas as inscrições para o Concurso que vai escolher a Rainha e as Princesas do próximo Festival Nacional de Peixes e Frutos do Mar. O prazo se encerra no dia 23 de fevereiro (sábado).
As Soberanas serão as representantes do município de Tramandaí nos eventos oficiais, como também em promoções vinculadas ao Festival de Peixes e Frutos do Mar em nossa cidade ou em outros municípios.
Cada uma receberá uma premiação em dinheiro que será distribuída em quatro parcelas nos meses de abril, maio, junho e julho, dependendo de autorização legislativa. Elas serão avisadas por telefone com 24 horas de antecedência dos compromissos, sendo que a Secretaria de Turismo poderá convocar viagens de divulgação.
A Comissão Julgadora do Concurso será convidada pela Secretaria de Turismo e Desporto e será orientada no processo de escolha pela mesma, sendo composta por cinco jurados.
Na última edição, nossa festa foi muito bem representada pela Rainha Natália Carolina Schneider, Primeira Princesa Amanda Carolina Dalpont Krüger e Segunda Princesa Júlia Larissa Pioner (foto).
Como e quem pode se inscrever:
As candidatas serão apresentadas individualmente ou por entidades responsáveis como: clubes sociais, esportivos, culturais, recreativos e de serviços, centros culturais e acadêmicos, entidades representativas, entidades de classe, empresas, etc.
Haverá os seguintes requisitos para a participação:
- Ser brasileira;
- Ter idade mínima de 17 (dezessete) anos;
- Ter boa conduta e reputação social ilibada;
- Não ter participado ao título que pretende concorrer em edições passadas;
- Não estar participando de qualquer outro concurso similar, mesmo após sendo eleita;
- Ser solteira (reconhecendo-se como entidade familiar além do casamento a união estável- Artigo 226, § 3º da Constituição Federal de 1988);
- Não ter filhos e não estar grávida;
- Gozar de boa saúde física e mental;
- Estar cursando, no mínimo, o Ensino Médio;
- Ter domicílio em Tramandaí há pelo menos 06 (seis) meses;
- Não será permitido o uso de piercing no rosto durante o concurso de escolha, antes e durante o Festival, bem como tatuagens que possam vir a aparecer no uso da vestimenta;
- Não ser fumante.
A candidata fará a inscrição na Secretaria de Turismo e Desporto, localizada no 4º no Prédio da Prefeitura de Tramandaí, com uma ficha de inscrição de candidata, duas fotografias tamanho postal de 15X20 para a divulgação, cópia de Certidão de Nascimento ou cópias de documento oficial com foto que conste, no mínimo, o RG (Registro Geral) e CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), comprovante de residência, comprovante da escolaridade e o Termo de Compromisso devidamente assinado, sendo que menores de idade os pais deverão assinar juntamente com a candidata.
Processo de escolha
Na noite do desfile, as concorrentes receberão notas em:
- Entrevista- dois pontos;
- Beleza- três pontos;
- Passarela- dois pontos;
- Participação- um ponto;
- Desenvoltura- dois pontos.
Em caso de empate, no número de pontos entre candidatas, será usado o critério de maior nota dentro da seguinte ordem: beleza, desenvoltura, entrevista, passarela, participação e, caso permaneça o empate, a decisão será feita pela mesa julgadora que irá realizar o sorteio entre as candidatas que obtiveram o mesmo número de pontos.

Texto: Maxwell Bernardes (ASCOM)
Informações: Secretaria do Turismo
Foto: Arquivo pessoal