A Secretaria de Indústria e Comércio de Tramandaí realizou na manhã de segunda-feira (10/12), uma reunião com representantes da Tribo Caingangues (Kaingáng). Na pauta, o local onde os indígenas poderão expor e comercializar seus produtos.
Foram apresentados aos integrantes da comitiva pontos na Avenida Emancipação, próximo a Rua 15 de Novembro. Segundo o Secretário Gil Rosa, é necessário que se chegue a um denominador comum que não prejudique ninguém: “Nossa conversa buscou dar alternativas viáveis e seguras. Estamos pensando em todos os lados. No comércio, pedestres e é claro, nos indígenas”, concluiu Gil.
Segundo o Cacique Ademir Salvador, o local apresentado vai de encontro com o que eles procuravam, pois há bastante espaço na calçada para a colocação do material.
O indígena Jones da Silva lembra que entre 20 e 30 famílias virão para Tramandaí. “Depois do dia 26 de dezembro nós começaremos a vir para a praia. São cerca de 100 pessoas que nos acompanharão”, completa.
O Agente Indigenista da Funai Marcelo Sanchez cita que os índios Caingangues estão concentrados, em sua maioria, nas cidades de Porto Alegre e Ijuí. Eles produzem e comercializam produtos ligados a sua cultura e boa parte deste material estará em Tramandaí.
Os caingangues estão entre os cinco povos indígenas mais populosos do Brasil, sendo estimados em cerca de 25 mil indivíduos.
Também participaram do encontro o profissional da SMIC Luiz Tiago e os índios Samuel da Silva e Valdomiro Vergueiros.

Texto e fotos: Maxwell Bernardes (ASCOM)