A tecnologia tem passado por um grande avanço com o decorrer dos anos, além de facilitar a comunicação entre as pessoas, esse progresso auxilia nas profissões já existentes e nas que ainda estão por vir.
A inovação pensando nas futuras carreiras da nossa sociedade já acontece em nosso país, escolas de ensino fundamental estão aplicando aulas de robótica para os alunos.
Além de envolver conhecimentos básicos de mecânica, cinemática, automação, hidráulica, informática e inteligência artificial, envolvidos no funcionamento de um robô, são utilizados recursos pedagógicos para que se estabeleça um ambiente de trabalho escolar agradável.
Tramandaí também está contando com aulas de robótica para os alunos, e nesta terça-feira (27/11), foi lançado oficialmente o projeto inovador de robótica educacional chamado “Mão Na Massa: Robótica na Escola”. Todas as escolas municipais, do 1° ao 9° ano, terão conhecimento desse fascinante mundo, desde a programação, projetos, até a criação de experimentos através da robótica.
A robótica educacional é a aplicação da tecnologia na área pedagógica, sendo mais um instrumento que oferece aos alunos e professores, a oportunidade de vivenciar experiências semelhantes às que terão na vida real, dando a estes a chance de solucionar problemas mais do que observar formas de solução.
Nesta perspectiva, o Projeto Mão Na Massa: Robótica Na Escola, atende a 8 das 10 competências gerais do Referencial Comum Curricular de Tramandaí. O projeto ajudará os professores a desenvolverem com seus alunos as competências do: Conhecimento, o pensamento científico, crítico e criativo, comunicação, argumentação, cultura digital, autogestão, empatia, cooperação e a autonomia.
Cada escola receberá:
- Conjuntos de robótica educacional para criar e inventar.
- Os professores terão acesso a uma plataforma com experimentos e projetos nas aéreas de elétrica, programação e eletrônica.
- Também terão assessoria pedagógica e técnica para acompanhar a implantação e apoiar os professores.
- Será ofertada formação aos professores, gestores, coordenadores pedagógicos e instrutores de informática das escolas municipais nas modalidades presencial e on-line.
- E como culminância, em outubro de 2019 teremos uma grande feira do conhecimento com a premiação para o projeto inovador mais votado. A escola que desenvolver o projeto mais votado receberá uma incrível impressora 3D.
Na ocasião do evento de lançamento do projeto no município, foi também realizada a inauguração da primeira Sala Maker de Tramandaí, que está instalado na EMEF General Luiz Dêntice. Espaço este planejado para a construção de projetos que tenham o aluno como protagonista do processo de criação e desenvolvimento de projetos que utilizem a Robótica Educacional.
A secretária de educação e cultura de Tramandaí, Alvanira Ferri Gamba, salientou que o projeto está em consonância com a nova proposta curricular do município, mas sobretudo, atende as necessidades educacionais atuais para tornar o aluno um ser pensante e que coloca esse conhecimento em uso para solucionar problemas do cotidiano.
Nosso município deu um grande passo em prol da educação, pensando no futuro dos jovens, no desenvolvimento profissional e em como isso abrilhantará a visão do mundo que essas crianças irão ter. O Projeto Mão Na Massa veio pra ficar e com certeza será formador de opinião dentro e fora das salas de aula.
Texto e Fotos: Alanna Hanna (ASCOM)