A cada 2 segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil. Os dados são do “Relógio da violência”, do Instituto Maria da Penha.
A violência contra a mulher não se trata apenas de um problema social e jurídico, mas também de saúde pública em que agressões sobrepostas e acumuladas, dependendo de sua gravidade e continuidade, podem ocasionar distúrbios mentais, afetivo-emocionais, problemas de incapacidade física, muitas vezes com danos irreversíveis.
Diante dessa realidade, o Município de Tramandaí promove uma série de ações todos os anos para combater e evitar esses casos.
Na última quarta-feira (14/11), o Condim realizou uma reunião para tratar da Semana Municipal de Combate à violência contra a mulher, que atende a Lei 3863/2015 e teve início nesta segunda-feira (19/11). São inúmeras atividades que vão desde palestras, até encontros e debates. O ponto alto será registrado na quarta-feira (21/11), onde no Posto de Saúde do bairro São Francisco II, entre 14hs e 17hs, haverá um encontro com a participação do Secretário de Saúde Luciano Von Saltiel e do Prefeito Luiz Carlos Gauto.
Na reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher estiveram presentes Drica Alberche (Presidente), Rose Hermes (Vice), Luciane Muller (Conselheira), Lauda Cardoso (Secretária), Liberaci Brum (Conselheira) e Norvânia Ethel (Conselheira).

Texto e foto: Maxwell Bernardes (ASCOM)