Uma importante e pioneira reunião aconteceu, nesta manhã de quarta-feira (27/06), no Gabinete do Prefeito Luiz Carlos Gauto. O encontro marcou o início de projeto que busca, através do movimento das marés, gerar energia para iluminar, por exemplo, a Plataforma Marítima de Tramandaí ou até mesmo a Avenida Beira-mar.

Intitulado de “Motonda”, ele usa basicamente os recursos naturais, sem prejudicar o meio ambiente.
Juliano Brito, um dos idealizadores do projeto, lembrou que esta foi apenas uma apresentação inicial do que pode ser feito. Como próximo passo, será realizada uma análise do comportamento do nosso mar, para que depois seja feita a apresentação final do projeto para avaliação da Prefeitura.
O Prefeito Luiz Carlos Gauto elogiou o projeto, mas quer se aprofundar mais antes de qualquer tipo de ação. Ele questionou sobre possíveis riscos ao meio ambiente e sobre a durabilidade do mecanismo, que ficará exposto a maresia.

Segundo os projetistas do “Motonda”, eles avaliam uma parceria com a Plataforma Marítima para instalação do mecanismo na tradicional estrutura. De acordo com presidente da mesma, Sr. Hélio de Camillis, há a necessidade de um amplo estudo, com base em riscos para os frequentadores da plataforma e também para a população em geral.
Também estiveram presentes na reunião secretários municipais e o ex-prefeito de Imbé Darcy Luciano Dias, um dos incentivadores do projeto.

Texto e fotos: Maxwell Bernardes (ASCOM)