
No sábado, 09 de junho, foi realizado no Salão Paroquial da Igreja São José um jantar baile para abertura da 110ª Festa de São Pedro, Padroeiro de Tramandaí.
Na oportunidade, estavam presentes o Prefeito Luiz Carlos Gauto e a primeira-dama Lu Gauto, o Secretário de Turismo Rojoel Amaral, o administrador da empresa Celeiro e Eventos Daniel dos Santos, vereadores e assessores.
Aproveitando a ocasião, o Secretário Rojoel Amaral anunciou os três shows nacionais que ocorrerão no 29º Festival Nacional de Peixes e Frutos do Mar. São eles: Raça Negra (01/07), Dj Dennis (06/07) e Luan Santana (21/07).
O Prefeito Gauto parabenizou o encontro em homenagem a São pedro e agradeceu o esforço e dedicação de todos os envolvidos para a realização da grande festa gastronômica da cidade de Tramandaí, que é a Festa do Peixe, que voltou para sua data original neste ano. Falou também da terceirização dos shows e da tainha assada, já que sua gestão prima pela economicidade.
As festividade para São Pedro acontecerão entre os dias 20 à 29 de junho, com uma programação diária organizada pelos festeiros, noveneiros e os freis da Paróquia.
Confira a programação:
20/06 (quarta-feira)- abertura com procissão motorizada (saída da Capela Santa Luiz, Parque Histórico) às 17h;
15/06 (sexta-feira) no Salão Navegantes às 20h;
22/06 (sexta-feira)- café colonial no Salão Navegantes às 20h;
29/06 (sexta-feira)- galeto no Salão Navegantes às 12h.
Quem foi São Pedro?
Originalmente,São Pedro chamava-se Simão. Filho de pescador, tinha junto com seu irmão André, e com Tiago e João. Houve um tempo escasso para a pesca e então André encontrou com Jesus e contou a Simão sobre a chegada do Messias. Na época, Simão foi então conhecer Jesus de Nazaré, sendo observado por ele e resultando no chamado: Jesus o nomeou como Pedro, que passou a ser um discípulo fiel.
Embora tenha negado Jesus três vezes, sempre professava sua fé. Pedro era o principal apóstolo: esteve nas bodas de Canaã, juntamente com João preparou o cenáculo para a celebração da Páscoa e, quando Jesus foi preso, somente ele e João o seguiram.
São Pedro também tem sua importância ao ser considerado o primeiro Papa nomeado por Jesus Cristo.
Texto: Helena Silveira e Vinícius Peres/ASCOM
Fotos: Helena Silveira/ASCOM