
A Biblioteca Municipal Manoelito de Ornellas comemora amanhã (02/02) 50 anos de atividades. A comemoração do cinquentenário aconteceu nesta tarde (01/02) em sua sede, no Ginásio Gigantinho, onde está há 35 anos.
Manoelito de Ornellas foi escritor, jornalista, historiador, poeta, romancista, conferencista, crítico literário, administrador e ativista cultural, Manoelito ficou conhecido pela obra “Gaúchos e Beduínos”, que resgata a contribuição à identidade gaúcha.
Nascido em 1903, em Itaqui, ele chegou a Porto Alegre em 1935, depois de ter morado também em Tupanciretã e Santa Maria. Foi diretor da Biblioteca Pública do Estado, em 1938, e eleito para substituir Erico Veríssimo na presidência da Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI). Ao longo de sua carreira como jornalista, trabalhou em jornais como Correio do Povo (Porto Alegre) e Jornal da Manhã, foi redator-chefe de A Federação e articulista do Diário de São Paulo.
A Biblioteca possui um acervo de em média 9 mil livros disponíveis, além de revistas CDs e DVDs.
Para fazer um cadastro, é preciso ser morador de Tramandaí ou dos municípios próximos (Imbé, Cidreira, Osório, Balneário Pinhal, entre outros), e ter em mãos RG, CPF e comprovante de residência.
A equipe da biblioteca é formada pela Bibliotecária Grazieli Demoliner, professora Rosane Marli Padilha, Maria Cecilia Verde Selva e Érika Zucconi.
O Prefeito Gauto participou da comemoração e elogiou a organização e dedicação da equipe na preservação dos livros.
Prestigiaram o evento os ex-prefeitos Anderson Hoffmeister e Celso Correa D’avila, a Secretária de Educação e Cultura Alvanira Ferri Gamba e equipe, representantes da Academia de Escritores do Litoral Norte, o vereador Clayton Ramos e leitores da biblioteca.
A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Mais informações pelo telefone (51) 3684-9029