Estrutura
O Canil contem 107 animais (entre adultos e filhotes), todos provenientes de recolhimentos feitos no município, contando com um quadro de funcionários em regime integral, sendo Médico Veterinário, Auxiliar de Veterinário, Operário e Motorista.
No ano de 2017, foram realizadas diversas melhorias na estrutura do canil, pensando na saúde e bem estar dos animais instalados no local. Além disso, foi realizada a troca da ração dos animais, por uma ração com maior qualidade em seus níveis nutricionais.
O Departamento realocou um veículo exclusivo no canil para recolhimento e transporte dos animais, onde foi adaptada uma capota para o transporte em dias de chuva, que era uma dificuldade, pois os animais chegavam molhados.
Castrações
No ano passado foram realizadas 572 castrações, em cães de rua e animais de famílias de baixa renda. A seleção se deu em uma parceria com protetores de animais e ongs, realizando a triagem e encaminhando os contatos a Vigilância Sanitária.
Foram realizados dois eventos (nos bairros Portelinha e Parque dos Presidentes), onde foi oferecido atendimento veterinário e aplicados vacinas nos cães, bem como agendamento pra futuras castrações. Entre os dois eventos foram feitos mais de 400 atendimentos em cães e gatos.
Hoje damos prioridade de atendimento aos bairros Portelinha e Parque dos Presidentes, devido ao grande número de animais de rua. Mas as solicitações de outros bairros podem ser realizadas no balcão do departamento.
Campanhas de adoção
A Vigilância Sanitária realiza diversas campanhas de adoção, bem como instruções sobre cuidados de necessidades dos animais para os adotantes.
No início deste ano foi ampliada a jornada para 40 horas de trabalho da Médica Veterinária, a fim de atender os animais que estão no canil e realizar procedimentos cirúrgicos.
Todos os animais foram fotografados e cadastrados, com controle de entrada e saída e preenchimento de fichas com dados cadastrais.
A Vigilância implantou ainda no ano de 2017 o programa de castração de animais de rua e para animais de pessoas de baixa renda, inicialmente com a meta de esterilizar em média 60 cães mensalmente.
Realizou ainda palestras junto às escolas, conscientizando os alunos da importância da adoção e a responsabilidade que se deve ter com os animais.
Feira de adoções
Acontecem todas as sextas-feiras, das 14h às 17h, na Avenida Emancipação na Praça da Tainha. Pela manhã os cães recebem banho, enfeites, corte de unhas, limpeza de ouvidos, para posterior exposição na feira.
Durante a temporada de veraneio esta feira é realizada na beira mar ao lado da tenda do Sesc, juntamente do gabinete itinerante de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
O Canil possui também um link no site da Prefeitura onde contêm fotos dos animais a serem adotados, para facilitar na hora de escolher um novo amigo.
Para cada cão adotado é feito um cadastro do adotante e uma visita futura para averiguar como ele esta.
Estão sendo adquiridos chips para serem implantados nos animais, facilitando o monitoramento.
Recolhimento
Quando é feito uma reclamação de algum animal errante, é encaminhada uma equipe do canil onde é realizado:
- Triagem e avaliação se há necessidade do recolhimento (muitos são tratados no local)
- As denúncias podem ser realizadas diretamente no Departamento de Vigilância Sanitária ou via telefone (51) 3684-9085.
No ano de 2018, tendo em vista a necessidade de ampliação do projeto de castrações de animais, se planejou realizar 1000 castrações no corrente ano.
O Canil Municipal é aberto ao público e aos interessados em ser voluntários nesta causa, podendo realizar atividades de lazer com os cães, pois mesmo os animais sendo bem tratados necessitam de carinho. Muito estão a um bom tempo no canil.