A prefeitura de Tramandaí em parceria com o IMAMA (Instituto da Mama do Rio Grande do Sul) e a ABAMI (Associação Beneficente Amigas da Mama do Litoral), estarão realizando no dia 20 de janeiro (sábado) uma ação de prevenção a todos os tipos de câncer com abordagem, entrega de folders e explicações, das 10h às 18h, na Beira Mar de Tramandaí.
O evento contará com a participação Gabinete do Prefeito e das Secretarias de Segurança, Direitos Humanos e Transporte, Saúde, Assistência Social e Turismo.
O IMAMA (Instituto da Mama do Rio Grande do Sul) é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida, desde 2000, pelo Ministério da Justiça como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Foi fundado em 29 de julho de 1993 e, desde então, é presidido pela Dra. Maira Caleffi.
Nasceu de um grupo de mulheres, pacientes da mastologista Maira Caleffi, que, diagnosticadas, participavam de um grupo psicoterapêutico. Com o intuito de ajudar outras pessoas a não passarem pelas mesmas dificuldades que tiveram, essas mulheres criaram um grupo de voluntárias que, mais tarde, veio a tornar-se o IMAMA.
A Associação Beneficente Amigas da Mama do Litoral (ABAMI) é um grupo de voluntárias que desde 2002 realiza um trabalho de apoio à pacientes tratadas ou em tratamento de câncer de mama. O seu principal objetivo é conscientizar mulheres a realizar o autoexame, mamografia/ecografia mamária e quaisquer exames clínicos em prol da saúde da mulher, para que nenhuma morra por falta de informação.
O grupo surgiu da experiência vivida pela então vereadora Nilza Costa Godoy, que tornou pública sua história com o câncer de mama. Buscou no Legislativo Municipal de Imbé uma forma de alertar a comunidade para o tema, criando a lei municipal nº 742/2002, que instituiu o 18 de Julho, como o Dia de Combate ao Câncer de Mama, dia em que Nilza descobriu ser portadora desta doença. Esta lei foi transformada em lei estadual nº 12126, sendo comemorado NESTE DIA o COMBATE AO CÂNCER DE MAMA em todo Rio Grande do Sul.