O secretário estadual da saúde, João Gabbardo dos Reis, acompanhou dia (14/11) a solenidade em Brasília na qual o Ministério da Saúde anunciou a habilitação e qualificação de seis Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Além delas, também serão beneficiados 27 hospitais filantrópicos, que tiveram novos serviços habilitados ou que estavam funcionando sem receber recursos federais. Segundo Gabbardo, as medidas anunciadas hoje pelo ministro Ricardo Barros vão aumentar o acesso, diminuir as filas de espera e qualificar o atendimento. Ele destaca também que os repasses da União deverão aliviar o Estado e muitas prefeituras municipais, que vinham arcando com o custeio das UPAS.
As seis unidades contempladas já estavam em funcionamento e, agora, passam a contar com financiamento federal e repasses do estado. As UPAS estão localizadas nos municípios de Bento Gonçalves, Santa Maria, São Leopoldo, Sapiranga, Tramandaí e Viamão.
Tramandaí foi contemplada com a qualificação de nível 6,e terá um repasse de R$ 125 mil mensais, que ajudarão a melhorar seus serviços.
