Na manha de quinta-feira (16/11), o Prefeito Luiz Carlos Gauto recebeu em seu gabinete representantes dos 30 Conselhos e Fundos Municipais de Tramandaí.
Os Conselhos são compostos por representantes do poder executivo e da sociedade civil. A participação popular é garantia constitucional nas áreas de seguridade social, educação, entre outras. Por isso normalmente existem vários conselhos em um único município, pois cada um trata de uma área diferente do interesse público, como: educação, saúde, infância e juventude, direitos da mulher, mobilidade urbana, meio ambiente, entre outras.
A Constituição garante a existência dos conselhos, no artigo 29, inciso Xll da Constituição Federal, estão dispostas as atribuições dos municípios. Dentro dos conselhos, a população pode verdadeiramente exercer sua cidadania, participando da construção de políticas públicas, leis, ações e tudo o que tem influência sobre a cidade em que se vive.
O responsável pelos Conselhos Municipais de Tramandaí, Anibal Cândido Oliveira da Silva, falou da importância desta aproximação com o executivo para discutir a visibilidade dos conselhos, ampliar a comunicação com a sociedade e incluir os projetos dos conselhos no calendário de eventos da cidade.
Segundo o Prefeito Gauto, hoje existem em Tramandaí 58 entidades da sociedade civil organizada que compõem os conselhos e esta parceria é importante para que se desenvolvam ações que agreguem toda a comunidade.