A Secretaria de Meio Ambiente recebeu uma denúncia anônima nesta sexta-feira (26/01), referente a maus tratos de animais. Diante dos fatos, uma equipe se deslocou até o local onde foi constatada a situação do animal que havia sofrido agressão.
Uma equipe da Polícia Civil acompanhou a ação junto do Departamento de Bem-Estar Animal, onde foi efetuado o recolhimento do cachorro.
O cãozinho foi encaminhado para a UBASA para atendimento e avaliação médica, onde ficará em um lar temporário até ser adotado por uma nova família.
“Agradecemos a equipe do Bem-Estar Animal, por meio da Diretora Ana Paula Godoy, que obtiveram sucesso no resgate deste animal. Nossas equipes atuam com respaldo da PATRAM, além do auxilio da Polícia Civil nestes casos de flagrante”, destacou o Secretário Fernando Leandro Borges.
O homem foi levado para a Delegacia de Polícia para as demais providências cabíveis.
Ainda na tarde desta sexta-feira (26/01), a equipe atendeu outra denuncia no Bairro Indianópolis. O animal foi recolhido e será encaminhado para adoção.
A Lei Federal prevê prisão de três meses a um ano para quem pratica maus-tratos, além de multa. Em caso de morte do animal, a punição pode ser aumentada de um sexto a um terço.
A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.
Portanto, caso você tenha conhecimento de algum caso de maus-tratos o Departamento de Bem-Estar Animal está localizado na Rua Rebouças n° 199, junto a Secretaria de Meio Ambiente. O telefone de contato é o 3684-9080 ou (51) 989133544.
Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
Foto/imagem: Secretaria de Meio Ambiente
Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM)
Jornalista responsável: Maxwell Bernardes - Registro Profissional 19572/RS