O Prefeito Luiz Carlos Gauto, atual presidente da Abramt, presidiu a primeira reunião com a nova diretoria da Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos e Fluviais para Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural.
O encontro aconteceu no Rio de Janeiro e contou com a participação do Vice-presidente e Prefeito de Linhares (ES), Bruno Margotto Marianelli, 2° Vice-presidente e Prefeito de Ilhabela (SP), Antônio Luiz Colucci, Diretor Institucional e Prefeito de Cidreira (RS), Elimar Pacheco, Diretor Financeiro/Administrativo e Prefeito de Madre de Deus (BA), Dailton Filho, além de procuradores
Uma das pautas da reunião foi tratada com o Diretor Geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Rodolfo Saboia, onde foi proposto que os valores devidos aos municípios, em virtude das decisões judiciais, sejam mensalmente deduzidos do montante a ser distribuído até 5% (Lei 7.990/89).
Os royalties possuem natureza jurídica de receita transferida originária, de cunho não tributário, como compensação financeira pela exploração de recursos naturais de titularidade pública. O motivo que determina o repasse a estados e municípios produtores é o fato de os mesmos sofrerem os custos, o ônus e o risco da atividade exploratória, principalmente o risco ambiental, tanto dos poluentes lançados inadvertidamente ao mar pelo aumento do tráfego aquaviário, como de eventuais vazamentos de óleo nas atividades de exploração, produção, embarque e desembarque e, sobretudo, de acidentes envolvendo navios petroleiros.
“Atualmente temos diversos municípios recebendo por liminar, royalties pela instalação até 5%. Sugerimos que a ANP, solicite a AGU que ajuíze pedido de Suspensão de Liminar ao Superior Tribunal de Justiça, no intuito de suspender as liminares deferidas, até o trânsito em julgado dos méritos. Temos verificado algumas decisões favoráveis à ANP nesse sentido”, destacou o Prefeito Luiz Carlos Gauto.
Os royalties do petróleo tem grande impacto não só econômico como social nos municípios. Os valores são investidos em melhorias na qualidade de vida da população.
Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
Foto/imagem: Divulgação
Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM)
Jornalista responsável: Maxwell Bernardes - Registro Profissional 19572/RS