Na tarde da última quinta-feira (23/03), o Prefeito Luiz Carlos Gauto e o Vice-Prefeito Flavinho Corso, acompanharam o lançamento e a formação inicial dos Programas Pedagógicos para o ano letivo de 2023 que serão instituídos nas escolas municipais de ensino fundamental.
O evento aconteceu na Sociedade Amigos de Tramandaí e busca atender a legislação educacional vigente, no que se refere a implantação da Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular Gaúcho e o Referencial Curricular de Tramandaí, ao Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação, aos atos normativos exarados pelos Conselhos Nacional e Municipal de Educação, para o cumprimento da:
Alfabetização de todos os alunos no máximo até o 3º ano do ensino fundamental;
Ensino da História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígenda e da Educação para as relações étnico-raciais, da diversidade cultural, e da educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras;
Educação Financeira, Educação Fiscal, Empreendedorismo, Trabalho, Economia e Projeto de Vida;
Desenvolvimento das competências socioemocionais a partir de uma cultura de paz.
Para atender a demanda, o Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, promoveu dois Processos Licitatórios para aquisição dos seguintes Programas Pedagógicos:
FÉ NA VIDA
O Programa Fé na Vida será aplicado nas aulas de Ensino Religioso nas turmas de anos finais, promovendo os valores essenciais ao desenvolvimento dos adolescentes em nossa sociedade.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
O programa de Educação Financeira será aplicado nas aulas de matemática nas turmas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, através da utilização das coleções:
Educação Financeira: Entender e Praticar, em todas as turmas de 5º ano de todas as escolas.
Construindo valores e empreendedorismo, nas turmas de 6º ao 9º ano das escolas Erineo Scopel Rapaki e Dom Pedro I.
Aprendendo a lidar com o dinheiro, nas turmas de 6º ao 9º ano das escolas Cândido Osório da Rosa, General Luiz Dêntice, Marechal Castelo Branco, Indianópolis, Thomaz José Luiz Osório, São Francisco de Assis, Nossa Senhora das Dores e Jorge Enéas Sperb.
A COR DA GENTE
O programa “A cor da gente” será aplicado nas aulas de arte e história, nas turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental de todas as EMEFs, através da utilização da coleção:
1º ano: Erê, negra menina
2º ano: Uaná - a menina vagalume
3º ano: Bairro do Mistura
4º ano: A história da Samaúma
5º ano: Ayvuerê - alma que nunca morre
6º ano: A princesa do Algodão e o Rei Nagô
7º ano: O povo invisível
8º ano: O baobá
9º ano: Caracu - lugar onde pulsa um coração da Terra
NOVO LENDO VOCÊ FICA SABENDO
O programa de apoio ao letramento e alfabetização será aplicado aos alunos das turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental das Escolas: Dom Pedro I, Erineo Scopel Rapaki, Jorge Enéas Sperb e Nossa Senhora das Dores. O programa é composto pelo kit do aluno e o kit do professor.
TEMA: TEMPO DE MAIS APRENDER
O programa para recomposição de aprendizagens, através do letramento e alfabetização de alunos que já passaram do ciclo de alfabetização (1º e 2º ano conforme estabelece a BNCC) será aplicado aos alunos das turmas de 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental das Escolas: Dom Pedro I, Erineo Scopel Rapaki, Jorge Enéas Sperb e Nossa Senhora das Dores. O programa é composto pelo kit do aluno e o kit do professor.
Estiveram presentes no evento a Secretária de Educação e Cultura Alvanira Ferri Gamba, Vereadora Cristiane Muller, Equipe Pedagógica da SMEC, Professores e supervisores da rede municipal de ensino.
Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
Foto/imagem: Lucas Goulart (ASCOM)
Informações: SMEC
Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM)
Jornalista responsável: Maxwell Bernardes - Registro Profissional 19572/RS