Sobre o Museu

Fachada Atual do MuseuEm 1978, o professor Milton Hoffmeister teve consigo a idéia de realizar uma exposição com objetos antigos e criar um acervo local, objetos esses que datassem e contassem a história e o desenvolvimento da cidade. Foi então em 10 de dezembro de 1980 que o prefeito Elói Braz Sessim sancionou a Lei nº 428/80, criando então o Museu Histórico do Município, onde consta no art. 1º que "o órgão está diretamente subordinado a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desporto", tendo como finalidades:

a.) Reunir e colecionar documentos de valor e de interesse histórico, relacionados diretamente ou indiretamente com o município de Tramandaí;

b.) Organizar o arquivo de documentos de interesse para o registro da história do município;

c.) Proporcionar aos setores educativos e a todos interessados informações relacionadas com a vida histórica do município;

d.) Desenvolver outras tarefas correlatas.

Milton Hoffmeister foi o responsável pela coleta de grande parte do acervo e dos documentos que estão presentes até hoje. A primeira incursão em busca de objetos foi no sótão da sua casa.

Nessa ocasião em que a lei foi autuada, as fitas de inauguração foram cortadas por duas senhoras que faziam parte da comunidade, dona Abrilina Hoffmeister e Dona Altiva Nunes Bandeira, localizado em uma das salas na Avenida da Igreja, 346, atualmente Centro de Cultura e Lazer Tenente Marino Dias de Oliveira, conhecido como "Gigantinho".

O Prefeito Edegar Munari Rapach, após 15 anos da criação do Museu, sancionou a Lei 1206/95, alterando o nome para Museu Histórico Professora Abrilina Hoffmeister, com sua localização na Avenida Fernandes Bastos, nº 30 (local atual até os dias de hoje), a mudança ocorreu devido o aumento de acervo coletado, exigindo um local mais amplo. O nome foi em homenagem a professora que tanto se dedicou ao Município, pois lecionou na cidade de 1927 a 1959.

Dia oito de junho de 1999 foi assinado o anteprojeto de Lei pelo Prefeito Osmani da Silva Barbosa, que definia como parte do patrimônio histórico e cultural o conjunto de bens e imóvel existente em seu território.



Mais Informações

Endereço: Avenida Fernandes Bastos, 30
Fone: [51] 989127893
Horário: Segunda a sexta-feira: das 12:30h às 18:30h
E-Mail: museu.tramandai@gmail.com

AVISO!
O Museu irá reabrir dia 27/11/2023


 



Atendimento

Segunda a Sexta

13:00h às 19:00h



Saiba Mais
A Cidade
Governo
Transparência
Concurso Público
Processo Seletivo
Notícias
Vídeos
Turismo

Principais Serviços
I.P.T.U
Contracheque Online
Portal da Transparência
Nota Fiscal Eletrônica
Licitações
Certidões Negativa/Positiva
Portal da Secretaria da Educação - SMEC
I.T.B.I
Webmail PMT
Consulta Protocolo

Licitações
Aviso de Edital
Chamada Pública
Chamamento Público
Concorrência Eletrônica
Concorrência Pública
Concurso de Projetos
Pregão Eletrônico
Pregão Presencial
Tomada de Preços


SIGA-NOS:         

ASCOM

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí


ascomtramandai@gmail.com
[51] 98923-0287


Avenida da Igreja, 346 - Centro - CEP: 95.590-000 - Fone: [51] 3684-9000
Desenvolvido por César Guedes Rios