Animaizinhos de Estimação e os dias quentes: confira os cuidados necessários com os pets nessa época
Publicado em: 13/12/2022

Os animais de estimação são uma parte muito importante da vida dos seus tutores e das suas famílias, são fonte de carinho, companheirismo e estão presentes como verdadeiros membros em todos os momentos. Esse amor todo é retribuído quando cuidamos dos animaizinhos como merecem, e na época de verão e calor alguns cuidados extras são necessários para garantir o bem-estar deles!

EVITE QUEIMADURAS: As patinhas dos nossos mascotes são muito sensíveis, por isso tenha cautela nos horários escolhidos para passeio: asfalto, calçadas e superfícies expostas ao sol em geral ficam MUITO quentes, podendo causar queimaduras dolorosas nas “almofadinhas” das patas dos animais. Prefira horários como o início da manhã ou início da noite para passear com seu amigo!

HIDRATAÇÃO: Assim como os humanos, no verão os bichinhos sentem muito mais calor e sede, mas seus potes geralmente ficam na rua, onde a água esquenta muito e às vezes até evapora. Busque deixar os potes de água na sombra e em locais cobertos, e lembre de reabastecê-los mais vezes por dia.

ALIMENTAÇÃO: Procure dar ração ao seu animal em horários específicos e não deixar o pote cheio sempre, pois no verão a ração dos animais atrai moscas, formigas e após ser umedecido por água e saliva, passa por um período de fermentação, inviabilizando o alimento para o animal.

HIGIENE: Apesar do calor, os banhos devem ser menos frequentes pois diminuem a eficácia e período de ação dos medicamentos usados no controle de parasitas como pulgas e carrapatos. Falando neles, busque escovar os animais (até aqueles de pouco pelo) para verificar a presença dos parasitas e eliminá-los.

Adote: O Canil Municipal fica localizado na estrada do Carrachi, a 600 metros da RS 030. Para quem não conhece, é na mesma estrada do “Desafio Jovem Gideões”, de segunda a sexta das 8h às 17h.

Vale lembrar que no dia 19 de dezembro será inaugurada a 1ª Unidade Básica de Saúde Animal do Litoral Norte. A Unidade Básica de Saúde Animal - UBASA Giselma Passos, está localizada na Rua Rebouças, 1936, no Bairro São Francisco II e a abertura oficial acontece as 15h.

Foto/imagem: PMT